"O bem mais precioso que levo da ESE é a amizade que, durante o tempo que eu ainda existir, irei guardar no meu coração."
Phelps


Ora bem, parece que chegou a minha vez de falar/escrever....
Como devem perceber, não é fácil para mim falar sobre o trabalho que desenvolvi nesta turma por diversos motivos. Mas vou tentar!
Também não é por acaso que estou a escrever esta dedicatória hoje, porque a partir de amanhã irei começar uma nova página na minha vida e preciso de fazer um "closure" sobre este assunto.

Antes de começar realmente a minha "dissertação" quero só dizer que relativamente a cada um de vós, eu já fui colocando o que penso ao longo do blog atravês dos respectivos "post´s". Nesses pequenos comentários procurei salientar algumas das vossas virtudes e, também, um ou outro aspecto que acho que devem melhorar.
Isto porque, quem me conhece, sabe que eu procuro ser o mais sincero possivel tanto a dizer bem, como a dizer "mal", pois assim é que devem ser os amigos. Eu desconfio sempre quando alguém diz que está tudo bem e blá, blá, blá, "whiskas saketas", blá, blá, blá...pois existem aspectos que temos sempre que melhorar e se ninguém disser, nunca o saberemos. Pelo menos assim vocês sabem o que penso e, se tiver que dizer, eu digo-o (desde que o saiba fazer da melhor forma). Desde já, peço desculpa se em algum momento fiz, ou disse, alguma coisa que vos ofendesse pois, pelo disposto, nunca foi essa a minha intenção.
Termino este ponto dizendo que tudo o que escrevi apenas reflecte o que penso. Logo, mais ninguém pode ser responsabilizado pelas minhas declarações.

Tendo isto em conta, será também justo que tente fazer o mesmo nesta minha dedicatória.


Começo por dizer que é com muito agrado que encerrei este capitulo da minha vida connvosco e que foi um prazer ter trabalho com esta turma ao longo destes quatro anos.

Enquanto membro e delegado da turma procurei sempre que houvesse um bom clima entre todos e, também, que se ajudassem mutamente sem haver outros interesses senão o de ajudar o próximo. Sei que certas vezes isso resultou mas de outras vezes não...o que me dava uma grande tristeza quando isso acontecia, pois via que o sentimento de "espírito de manada", conquistado no primeiro ano, com o tempo se ia perdendo...

Se eu pudesse voltar atrás, talvez não me preocupasse tanto com isso porque penso que esse foi o meu maior erro nesta turma - tentar ajudar/agradar a todos e da melhor forma possivel - mas agora sei que o ditado "é impossivel agradar a gregos e a troianos" é verdadeiro. Creio que este erro deveu-se à minha característica de ser uma pessoa extremamente perfeccionista e que procurava sempre atingir o melhor naquilo que sabia mesmo que isso implicasse fazer "tudo" sozinho, é exemplo disso este blog....que dá-se pelo nome de blog da turma, mas nem todos contribuiram para que se tornasse realmente no BLOGUE DA TURMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESEP. Por este motivo, daqui para a frente vou tentar colmatar este defeito e dar mais confiança às pessoas que trabalham comigo. Para além deste "defeito" devo tentar tornar-me numa pessoa mais comunicativa e socialmente mais interactiva, talvez por este motivo abraçei o projecto, como vocês já devem saber, "TimorESE". O meu principal objectivo com este projecto é o auto-desenvolvimento, isto é, por exemplo, se quiser algo tenho que me "mexer" para o conseguir e, deste modo, tornar-me numa pessoa mais "desenrascada" (se assim se pode dizer).

Passando agora para os agradecimentos......................................


Reservo comigo um especial carinho a todos aqueles que fizeram parte da turma no primeiro ano, no entanto ao longo destes quatro anos entraram elementos que só tenho pena de não fazerem parte da turma desde o primeiro ano, estou-me a recordar por exemplo o caso do Filipe Ferreira (não esquecer que o zé gralha já frequentava aulas no nosso primeiro ano), o Fernando Andrade e o Ricardo Ribeiro. Assim como, também tive pena que nem todos tivessem a oportunidade de terminar o curso connosco, como é o caso do Daniel Borges ou o Perdido. Não quero, por este motivo, deixar de agradecer a todos aqueles que fizeram parte dela quer de uma forma quer de outra.


Quero também dar uma palavra de apreço a todos os professores com quem eu tive o privilégio de trabalhar, em especial ao Prof. Brandão, Prof. Cardoso, Prof. Paulo Pereira, Prof. Paulo Almeida, Prof.ª Sónia Barbosa, Prof.ª Ana Pinto, Prof. Vitor Monteiro, Prof. Gramaxo, Prof.ª Idalinda Cunha, Prof.ª Lúcia Sousa, Prof.ª Carla Ribeiro e Prof.ª José Carlos. Eu enumerei estes professores em especial porque foram estes que me fizeram acreditar que vale a pensa ser professor e que desenvolveram algum do meu potencial. Todos eles tem uma particularidade que os fazem ser especiais e que, espero eu, devem-na cultivar e tornarem-se ainda melhores. Alguns deles surpreendaram-me bastante ao ponto de se tornarem nuns ídolos/modelos para mim. Espero pois um dia "chegar aos seus calcanhares" (agora posso dizer isto pois não pode ser encarado como tentativa de "dar graxa" :P).

Antes de terminar a dedicatória gostaria de vos dizer o seguinte:
- Nunca façam nada que não seja do vosso agrado nem obriguem ninguém a fazer o mesmo;
- Procurem sempre olhar para os dois lados da moeda, isto porque acho que a maioria dos conflitos que existem se devem à forma exclusiva que cada pessoa vê uma determinada realidade, exemplo disso é claramente a religião;
- Para os vossos alunos procurem ser bons exemplos e não sigam aquele ditado, "façam o que eu digo, não façam o que eu faço!";
- Como professores devem querer sempre o máximo dos vossos alunos e tentar que estes procurem, por eles próprios, o gosto do aprender;
- Encarem todos os dias como uma oportunidade para serem boas pessoas, para se tornarem melhores enquanto cidadãos, amigos, pais, irmãos, filhos, netos, bisnetos, tetranetos e por aí fora...sorriam, sejam simpáticos (mesmo para aqueles que não o são para vocês - pois é o que chamo de dar uma bofetada de luva branca), não deixem de dar um abraço a alguém especial, digam que amam as vossas mães, os vossos avôs, pais, irmãos e, claro, (se tiverem) não devemos esqueçer de dizer "Amo-te" àquela pessoa que vos faz palpipar o vosso coração todos os dias...enfim...essas coisas todas que nem sempre temos coragem ou vontade de as mostrar e que um dia, quando menos esperamos, já não podemos fazer isso...Basicamente, espalhem a vossa magia e o mundo (pelo menos à vossa volta) tornar-se-á melhor;
- Reservem um espaço do dia para fazerem tudo aquilo que vos vem à cabeça e que vos faça feliz (desde que isso não prejudique terceiros);
- Se vocês querem algo, procurem vocês mesmos...trabalhem para isso; (Ninguém constrói o pensamento do outro)
- Não sejam preconceituosos, isto é, nem tudo é o que parece. Por exemplo, procurem não sobrevalorizar um aluno em detrimento de outro. Pois temos tendência a pensar e a rotular alguém quando vemos ou ouvimos algo de alguém. Temos que ver as coisas como elas são...e avaliar as pessoas, não de forma igual, mas de foma justa ("fair, but not equal"). E, deste modo, acabamos por perceber que cada pessoal é especial mesmo com os seus defeitos e as suas virtudes.
- Sigam a vossa vida sempre de cabeça erguida (se percebem o que quero dizer);
- "Be yourself, no matter what they say" (Sting in "Englishman in N.Y." lyrics);
- Por último e por curiosidade, existe um ditado - que eu não me recordo muito bem -que diz basicamente o seguinte: "aquilo que vocês derem, irão receber a dobrar" e, acrescento, quer seja para o bem, quer seja para o mal. Se há coisa que vos posso garantir neste mundo é que este ditado é verdadeiro, pois ao longo da minha vida e do percurso que tive na ESE dei muito de mim, mas também recebi muito mais do que estava à espera. Sendo assim, ao longo da vossa vida procurem não olhar só para o vosso "umbigo" e tentem ajudar alguém sem ser por interesse, podem ter a certeza que irão receber algo em troca..não me perguntem o quê?, quando? ou como?, simplesmente vos posso garantir que, se praticarem o bem, irão receber boas noticias e irão-se sentir melhores pessoas;


Termino esta dedicatória dizendo que irei certamente recordar com bom agrado todos os momentos felizes, infelizes (que também os houve), alegres e divertidos passados com todos vocês.

Acho que é justo dizer que parte do meu sucesso é também vosso,

pois sem vocês eu não seria quem sou hoje (não sei se isso é bom ou mau :P).

OBRIGADO POR TUDO
Beijos e Abraços
José Augusto Silva (aka Phelps)

Fundação Rainforeste - Inscreve-te

Apresentação


Yves Rocher Adsense

Quer um dinheiro extra?
Venda cosméticos e obtenha de 30 a 45% de lucros, prémios de vendas mensais e fantásticas ofertas por aderir! Só aqui! Trabalho sério e muito lucratico. que pode conciliar com outra quelquer actividade.

Visite e veja mais informações: sites.google.com/site/yrnataliamoreira www.yvesrochernataliamoreira.blogspot.com

se não quiser vender pode apenas tornar-se uma consumidora previligiada e obter os mesmos descontos e prémios. Tem ainda a possibilidade de angariar pessoas para vender, e receber os prémios em productos ou em dinheiro, sem kk sorteio!

Aproveite!

Contacte-me e receba informações grátis!

Envie já um sms ou ligue 932846593

Ana S. Morna

Ana S. Morna
Morninha

Ângela Castro

Ângela Castro
Leninha ou Mebocaína

Daniel Borges

Daniel Borges
Dani 8 ou Doninha

Diogo Gonçalves

Diogo Gonçalves
GAP ou 3 X 9 = 27

Fernando Andrade

Fernando Andrade
Inscritus

Filipe Carvalho

Filipe Carvalho
Slash

Filipe Ferreira

Filipe Ferreira
F.F.

Hugo Pinto

Hugo Pinto
Estátua

José A. Lopes

José A. Lopes
Gralha

José A. Silva

José A. Silva
Phelps

José C. Silvares

José C. Silvares
O Dux da turma

José Silva

José Silva
...

Júlio silva

Júlio silva
...

Marco Oliveira

Marco Oliveira
...

Mariana Ribeiro

Mariana Ribeiro
Britney Esperas

Marta Brandão

Marta Brandão
Shrek ou Roxanne

Natália Moreira

Natália Moreira
Predadora

Patrícia Maia

Patrícia Maia
Puré

Pedro Nuno

Pedro Nuno
Perdido

Ricardo Miranda

Ricardo Miranda
....

Ricardo Mota

Ricardo Mota
PSSS...ah pois é...

Ricardo Oliveira

Ricardo Oliveira
Kabazada

Ricardo Ribeiro

Ricardo Ribeiro
Beline

Rogério Silva

Rogério Silva
Rocky ou Pevides

Rui N. Silva

Rui N. Silva
Gravador

Rui N. Silva

Rui N. Silva
Feupão